terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Construindo Interfaces gráficas com PySide - QWidget

Fala pessoal, estou de volta dessa vez para falar mais de PySide =). Se você ainda não leu os posts anteriores a esse aqui no blog, por favor leia acessando a tag (PySide).

Até agora rabiscamos algumas apps em cima de nosso toolkit gráfico, mas chegou a hora de começar a desvendar o nosso PySide. Vamos falar hoje da classe QWidget que é a base dos componentes: Buttons, Text Fields, Check Box .. etc.

 

QWidget

A classe QWidget é a classe base para todos os objetos de interface do usuário. Portanto uma tela é formada de vários QWidgets, claro que um QWidget é responsável por agrupar os demais. Dai aquela famosa nomenclatura childs and parents ;).

A única coisa que não pode ser agrupada em uma QWidget são as janelas, geralmente janelas tem um contorno e uma barra de título, digo geralmente pois podemos omitir essas características na construção de nossa janela. Em PySide podemos ter uma QWidget sem um pai, quando isso acontece dizemos que temos uma QWidget top-level, essas widgets tem barra de título e ícone. Apesar de poder ter uma widget independente (top-level) isso não é muito usado.

 

Widgets compostas

Widgets compostas são widgets que abrigam outras widgets (filhas). Não existe um número máximo de filhos que uma QWidget pode ter. Pense em um QFrame (ainda não aprendemos sobre ele, mas é uma área onde podemos adicionar objetos) e nele pode ser adicionado vários widgets (botões, campos de texto, campos de seleção, etc).

 

Minha primeira Widget


Vamos lá galera hora de entender o código. O que fazemos nesse código é codificar o evento de duplo clique, quando isso ocorre o titulo da janela altera ... faça o teste.

Como de praxe as primeiras linhas são os importes necessários das classes e módulos que vamos utilizar em nosso programa. Depois definimos nossa classe (Window) que herda de QWidget. Já no construtor alteramos o título de nossa janela para Aplicacao Bala.

Depois definimos um método que na verdade é um tratador de eventos (aprenderemos mais sobre isso nos próximos posts), esse método trata o duplo clique na área da minha QWidget, ou seja, se o usuário clicar duas vezes no interior de minha QWidget, então o método vai ser executado. Quando o método for executado ele vai imprimir no terminal o valor de event e alterar o título da QWidget para funciona!!!.

Agradecimentos

Esse post é só para introduzir a classe QWidget, no posso post vamos trabalhar mais os eventos que podemos ter em nossas widgets. Até a próxima pessoal =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...