sábado, 4 de janeiro de 2014

Construindo interfaces gráficas com PySide - QMenuBar / QMenu / QAction

Fala pessoal, tudo ...

Hoje vou continuar falando de PySide. Vou mostrar como inserir barra de menu, menus e ações.

Motivação

Na grande maioria das vezes quando escrevemos uma interface gráfica precisamos disponibilizar ao nosso usuário uma barra de menu com algumas operações. Fazer a divisão das operações em menus com nomes significativos, facilita o uso do seu software. Hoje em dia a maioria dos softwares fazem o uso de menus para dividir as ações que o programa oferece, um bom exemplo é o seu navegador ... imagine como seria complicado utilizá-lo se ele não tivesse um menu para dividir as operações.

 Mostre o código

Agora é a hora legal, onde o Guilherme para de falar e exibe o código, vamos lá? Veja como é o código e confira a explicação logo em seguida:
Nas linhas 4,5,6 importo os módulos que vou usar em meu programa. Nesse caso mostrei como importar todas as classes presentes no módulo QtGui e QtCore, fazendo dessa maneira você não precisa escrever por nome do módulo mais o nome da classe, por exemplo QtGui.MainWindow.

Da linha 8 à 36 tenho a definição de uma classe que herda de MainWindow (caso você não saiba o que é a MainWindow leia). As novidades começam a surir a partir da linha 14, onde uso o método setGeometry que pede 4 argumentos (posx, posy, largura, altura) para definir a janela.

Na linha 18 eu crio uma barra de menu utilizando o construtor  da classe QMenuBar. Toda MainWindow já possui uma barra de menu por definição, portanto também poderíamos apenas recuperar a QMenuBar sem precisar instanciar uma nova, veja:
Depois da barra de menu criada na linha 19 eu crio um menu utilizando o construtor QMenu. O construtor de QMenu pode ter dois ou um parâmetro, o primeiro parâmetro é o texto que será mostrado na barra de menus, o segundo é o elemento pai do menu. Esse parâmetro exerce o seguinte comportamento, quando a janela pai do menu é destruída o menu também é removido.

Por enquanto já temos o menu e temos a barra de menu, mas ainda falta criar ações para esse menu, ou seja, quais funções vão ser colocadas/agrupadas naquele menu, por exemplo: menu file tem as actions save, open, save as.

Para criar uma ação utilizamos o construtor QAction(), esse construtor pode ter vários parâmetros de configuração como: ícones, teclas de aderência (Ctrl + A), texto exibido na barra de status. Por isso cabe uma consulta um pouco mais detalhada a documentação para poder usar todos os recursos dele. Eu apenas defini o texto de apresentação e a ação (método) que ele executa, acredito que seja o as principais funções dele. O primeiro parâmetro é o texto que vai parecer quando o menu for aberto, o segundo parâmetro é o elemento pai da QAction e o terceiro e ultimo é o nome do método que a ação invoca quando é clicada.

Feito isso basta adicionar a action ao menu, e adicionar o menu na barra de status. Ufa está quase acabando, agora só falta definir o método que a QAction vai chamar, nesse código teremos que criar um método chamado hello().

Nas 34,35 e 36 está mostrando a definição do método hello. Esse método limpa a tela do terminal (Unix like) e escreve o texto Hello World.

No final você deve ter uma janela semelhante a essa em sua área de trabalho ao interpretar o código:
(menu do mac é na barra, em alguns linux isso também ocorre fique atento a esse detalhe).
Ao clicar no menu e na Action sobre o seu terminal deve ter o seguinte resultado:
Bom pessoal é isso ai, qualquer dúvida deixem comentários! Até a próxima e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...