quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Iterator - java.util.Iterator (Post relâmpago)

Fala pessoal, hoje vou falar brevemente da Interface Iterator da nossa querida linguagem de programação Java. Será um post muito prático e sem muito explicação da Interface em si.

Iteradores

Geralmente usamos Lists em nosso código Java, usamos o nosso querido foreach para varrer as informações e pronto, mas algumas vezes temos que ler os itens contidos na List sem estar em uma estrutura de repetição. Quando temos esse tipo de problema a solução mais correta em Java é contar com o auxilio de Iterator que nada mais é que uma Interface.

Essa interface Java disponibiliza alguns métodos muitos úteis e que vão ajudar a você percorrer os elementos um a um sem ter que contar com uma estrutura de repetição. Além de percorrer um a um, o Iterator consegue dizer se ainda há elementos a serem lidos possibilitando assim uma construção em bloco de condição. E por fim uma ultima vantagem e a mais incrível do Iterator é poder modificar o número de elementos enquanto ele é varrido em uma construção while.

Hora do código

Haha, agora é a hora que eu paro de falar e começo a programar =p.

Observe e veja, nesse código utilizamos todos os métodos da Interface Iterator: hasNext(), next() e remove(). Segue o código:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...