segunda-feira, 5 de março de 2012

Usando goto e labels em C

Os rótulos (labels) e saltos (goto) são lembranças da época em que a programação era totalmente procedural. Esta forma de programar não é mais praticada, mas ainda há como fazer.

Primeiramente marcamos uma linha do código com um rótulo (também conhecido como label) e toda vez que quisermos voltar ou seguir até tal linha apenas indicamos onde o programa deve seguir.

Em C / C++ para indicarmos um rótulo (label) escrevemos um nome no local que desejamos marcar. Para ir até este local usamos o comando GOTO.

O rótulo (label) é indicado pelo uso de dois pontos (:) no final da linha.

GOTO é um comando como qualquer outro. Portanto, deve-se terminar a linha com um ponto-e-vírgula (;).

Exemplo:

rotulo :

código

goto rotulo;

#include <stdio.h>

int main()
{
    int nro;
    
    inicio:
    printf("\nInforme um numero par: ");
    scanf("%d", &nro);
    
    if(nro % 2 == 1)
    {
        goto inicio;
    }
    else
    {
        goto final;
    }
    
    final:
    printf("\n\n Fim da execução do programa");
    return 0;
}

Como podemos ver, isso era utilizado antigamente na programação. Hoje em dia, utilizamos outras formas para programar como paradigmas conhecidos como Orientação a Objeto e Orientação a Eventos, ou ainda estrutural que se utiliza de funções para realizar as tarefas. Programação com funções é o assunto do nosso próximo Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...