Primeiramente marcamos uma linha do código com um rótulo (também conhecido como label) e toda vez que quisermos voltar ou seguir até tal linha apenas indicamos onde o programa deve seguir.
Em C / C++ para indicarmos um rótulo (label) escrevemos um nome no local que desejamos marcar. Para ir até este local usamos o comando GOTO.
O rótulo (label) é indicado pelo uso de dois pontos (:) no final da linha.
GOTO é um comando como qualquer outro. Portanto, deve-se terminar a linha com um ponto-e-vírgula (;).
Exemplo:
rotulo :
código
goto rotulo;
#include <stdio.h> int main() { int nro; inicio: printf("\nInforme um numero par: "); scanf("%d", &nro); if(nro % 2 == 1) { goto inicio; } else { goto final; } final: printf("\n\n Fim da execução do programa"); return 0; }
Como podemos ver, isso era utilizado antigamente na programação. Hoje em dia, utilizamos outras formas para programar como paradigmas conhecidos como Orientação a Objeto e Orientação a Eventos, ou ainda estrutural que se utiliza de funções para realizar as tarefas. Programação com funções é o assunto do nosso próximo Post.
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