sexta-feira, 16 de março de 2012

Qual a diferença entre C e C++

Olá pessoal, hoje vamos entender de vez qual a diferença entre a linguagem C e a linguagem C++.

Muita gente acha que C e C++ são a mesma coisa, que se eu estou programando em C teoricamente eu estou programando em C++ e vice-versa. Pessoal isso não é verdade.

O que é de fato verdade é que o C++ é equivalente a linguagem C + o paradigma de orientação a objetos, ou seja, é um C turbinado. Isso não quer dizer que você vai pegar um código em C e ele vai conseguir rodar perfeitamente em um projeto C++ e pior ainda, é você pegar um código C++ e tentar executar em um projeto C.

Por isso quando criamos um novo projeto, temos que ficar atentos ao tipo de linguagem que definimos. Todo código em C++ tem a extensão (*.cpp), e todo código em C tem a extensão (*.c).

Abaixo alguns exemplos de possíveis erros que podem vir a acontecer, caso o código seja de uma linguagem e o tipo do projeto seja de outro:

CÓDIGO C - PROJETO C++
/*
 *não dá erro de compilação, mais não serve para nada porque o c++ não
 *reconhece essas bibliotecas 
 */
#include <stdio.h> 
#include <stdlib.h> 

int main()
{
    getche(); //erro, porque getche() não é um comando interno de C++
    getch(); //erro, porque getch() não é um comando interno de C++
} 

CÓDIGO C++ - PROJETO C
//erro c não contem a biblioteca <iostream>
#include <iostream>  

int main()
{
    cout << "Blog programando"; //C não reconhece o comando cout    
}

Bom pessoal, aqui termina mais um post. Espero que vocês tenham entendido qual a diferença entre C e C++, e que possam a partir de agora criar projetos de acordo com a linguagem.

Dúvidas, sugestões e informações lembre-se de deixar um comentário. :)

2 comentários:

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...