quinta-feira, 6 de março de 2014

Calcular Endereço de Rede e Endereço de Broadcast em Python

Fala galera este é um post curto, que tem como objetivo mostrar uma porção de código em Python. O objetivo é ler um número IP e a máscara e calcular o endereço de Rede e de Broadcast do IP. Bom agora chegou a hora de mostrar o código.
Vamos lá nas linhas 4 e 3 li o ip e a mascara respectivamente. Na linha 7 criei duas listas que vão armazenar o endereço de broadcast e endereço de rede.

Nas linhas 9, 10 e 11 fiz um for. Na linha 10 eu adiciono um elemento a lista do endereço de rede aplicando um E lógico, mas antes eu converto os números para inteiros para poder aplicar o operador. Na linha 11 eu calculo a mascara aplicando o OU lógico e negando o endereço da mascara, e com isso aplico um E lógico para que o range do número fique entre 0..255 (8 bits).

Da linha 13 a linha 18 é só perfumaria para exibir o resultado. Se você estiver com dúvidas não deixe para depois escreva um comentário que eu posso ajudar. Bons estudos! 

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...