sexta-feira, 19 de julho de 2013

Python - Ler parâmetros informados por linha de comando

Olá pessoal, hoje vou ensinar como ler parâmetros passados por linha de comando utilizando a linguagem de programação Python.

Muitas vezes quando estamos fazendo algum script para executar uma determinada rotina temos que informar alguns parâmetros de configuração.

Para informar parametros no atraves da linha de comando basta escrevelos após o comando de interpretação assim:

#python aula.py guilherme carvalho python

Quando fazemos isso dizemos para rodar o arquivo aula.py e passamos 3 parametros para esse arquivo que são: guilherme, carvalho e python. Esses argumentos são recebidos como uma lista e podemos usalos dentro de nosso codigo.
Para usá-los devemos importar o modulo sys e informar qual a posição do parâmetro que desejamos recuperar.

import sys fname,lname,lang = sys.args[1], sys.args[2], sys.args[3] print 'My name is ' + fname + lname + ". I'm love " + lang


Você pode utilizar todos os métodos de estrutura lista uma vez que sys.argv é uma lista de parâmetros. Outra informação importante é que o primeiro parâmetro é sempre o nome completo do arquivo sendo executado. Bom pessoal espero que tenham curtido! Até o próximo post.

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...