segunda-feira, 2 de abril de 2012

Iniciando em Java - Instalando a JDK

Olá pessoal, hoje vamos aprender a configurar nosso computador para trabalhar com Java.

Primeiramente temos que baixar a JDK (Java Development Kit). Abaixo segue o tutorial para instalação da JDK para dois sistemas operacionais (Windows/Linux).

Tutorial Windows 7

Primeiro vamos fazer o download. Você pode fazer o download utilizando o site da Oracle, ou usar o link que eu disponibilizei abaixo, que vai redirecioná-lo para o baixaki.com.

Jdk 7 - baixaki.com

Com o download concluído basta executar o arquivo .exe, esse iniciará o instalador.
  • Na primeira tela que aparecer ( a de boas vindas ), basta clicar em Next. 
  • A próxima tela é a de licença de uso. Clique em "Yes" para continuar.
  • Agora o instalador lhe dá a oportunidade de selecionar onde instalar o SDK. Por padrão fica em c:\\j2sdk (onde é o número de versão do Java) Clique em Next. Copie esse caminho em que o sdk está sento instalado, abra o bloco de notas e cole o caminho... Mais tarde vamos precisar disso para configurar a JVM.
  • Na próxima tela é possível selecionar os componentes a serem instalados. É recomendável deixar todos marcados. Clique em Next.
  • Na próxima tela, chamada "Select Browsers", o instalador lhe pergunta em quais navegadores é para ser habiltado o plugin Java. Como muito possivelmente o seu browser já tem tal plugin, e levando em consideração que usar o plugin da Sun pode acarretar em certas incompatibilidades, desmarque todas as opções. Clique em Next.
  • O SDK irá ser copiado para o sistema. Aguarde a finalização. Apos o término, clique em Finish. 
Após instalar o JDK ele ainda não está totalmente pronto para ser usado, para isso devemos setar as variáveis de ambiente do nosso sistema operacional Windows.

Vá no menu iniciar -> Computador -> clique com botão direito do mouse -> propriedades

Irá abrir uma janela, no canto esquerdo superior procure a opção -> configurações avançadas do sistema

Irá surgir uma nova janela, clique em variáveis de ambiente.

Agora em variáveis do sistema clique no botão novo -> Crie uma variável chamada JAVA_HOME e em valor da variável cole o caminho que você salvou no bloco de notas -> Clique em, Ok.

Ainda em variáveis do sistema, procure na lista de variáveis uma que se chama Path. Selecione ela -> editar -> vá no final da linha adicione um ponto e vírgula (;) e coloque o seguinte texto: %JAVA_HOME%\bin; -> clique em, Ok.

IMPORTANTE NÃO APAGUE NADA QUE ESTEJA ESCRITO NO PATH, POIS ISSO PODERÁ CAUSAR DANOS NA EXECUÇÃO DE ALGUNS APLICATIVOS. 

Agora reinicie seu PC.
Agora vá ao menu iniciar -> no campo executar digite cmd e pressione enter ou abra a prompt de comando do windows 7 (DOS) -> Digite javac e pressione ENTER -> Se aparecer várias coisas escritas... pronto já podemos começar a programar em Java. Senão repita os passos acima pois algum erro foi cometido.

Vídeo para ajudar na instalação: Instalando a JDK - Windows 7

Linux - Ubuntu

Em Linux geralmente a JDK já vem instalada assim como as bibliotecas do Python. Vamos conferir se já não há uma JDK instalada no sistema. Abra o terminal usando o assistente ou pressione as teclas Ctrl+T -> Digite java -version -> Observe a saída, se conter informações referentes a Java sua JDK já está integrada e pronta para ser usada. Senão siga os passos abaixo.

Pressione Ctrl+T, ou abra o terminal -> digite sudo apt-get install openjdk-6-jdk e pressione enter -> informe sua senha para o sistema -> uma confirmação de download de pacotes será solicitada, aperte a tecla S e pressione ENTER. Pronto espere a instalação ser concluída de pois reinicie o computador. JDK está pronta para ser utilizada.

Comunidade Linux para qualquer duvida que surja no ato da instalação:
Instalando JDK no linux - viva linux

Gostou? Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário ou envie um e-mail:
guilherme_1994_gui@hotmail.com

domingo, 1 de abril de 2012

Funções em C              ----------->                    Parte.3

Olá pessoal esse é o ultimo post da série Funções em C. Hoje aprenderemos como deixar nossos códigos mais organizados e mais limpos visualmente, se você não leu os outros post's da série de uma pausa e leia-os antes de prosseguir, já que eles são pré-requisitos para que haja um bom entendimento do assunto que serpa tratado aqui. Abaixo o link dos post's anteriores:

Funções em C - parte1
Funções em C - parte2

Até agora nossos programas tiveram um pequeno número de funções, por isso o código não ficou tão difícil de se entender ou menos legível. Mas o problema surge quando tivermos um código que tenha 30, 50, 100 funções e ai?

Em C temos um recurso chamado prototipagem. Com ele não precisamos mais escrever todo o código da função acima da função principal (int main()). Quando criamos um protótipo de uma função estamos na verdade declarando uma função, que depois será escrita em qualquer parte do nosso código.

Veja um exemplo:

#include <stdio.h>

//protótipo da função
void escreverNome(void);
//não ha mais código aqui, isso facilita saber quantas funções nosso programa tem!!!

int main() {
    escreverNome();
    return 0;
}

//podemos começar escrever a função em qualquer parte do código agora
void escreverNome(void) {
    printf("Programando em C");
}

Agora veja um exemplo contendo um programa extenso que tenha várias funções. Fica bem mais fácil saber quantas funções o programa tem, qual o nome das funções e até mesmo comentar essas funções:

#include <stdio.h>

void telaInicial(); //imprime a tela de boas vindas;
void telaFinal(); //imprime a tela de saída do programa
void menu(); //imprime o menu do escolha para o usuário

//Funções abaixo manipulam o arquivo bd.txt
//Caso retorno da função seja diferente de 0, algum erro aconteceu
int cadastrar(); //cadastra um novo usuário no arquivo
int buscar(); //busca um único registro
int excluir(); //exclui registro do banco
int listarTodos(); //lista todos os registros armazenados no arquivo

//Controles internos da empresa
//Caso retorno da função seja diferente de 0, algum erro aconteceu
int exibirFaturamento(int dataInicial, int dataFinal);

int main() {
    //todo o código aqui
}
//aqui posso escrever todo o código das minha funções que foram declaradas lá em cima em qualquer ordem

Perceba que agora não escrevemos mais nenhum código acima da função main, apenas declaramos nossas funções (protótipos). Como qualquer comando da linguagem C, ao final da linha temos que adicionar um (;) para dizermos ao compilador que ali se encerra a declaração do protótipo.

Sintaxe de declaração de protótipo:
tipo_de_retorno nome_da_função <argumentos/parametros> ;


Aplicação no código:
char inicialDoNome(char nome[40]);

Perceba que a diferença de se criar uma função ao invés de criar um protótipo de uma função é que ao invés de abrirmos um bloco de comandos ({}), terminamos a linha com um (;).

Bom pessoal, esse é o fim da série Funções em C. Vou voltar falar de funções em outros post's, mais antes disso teremos que aprender alguns conceitos um pouco mais complicados para prosseguirmos com funções.

Se você é programador de outra linguagem ou até mesmo quer aprender alguma mais não sabe por onde começar, utilize seu espaço e deixe um comentário, quem sabe eu não possa te ajudar.

E-mail: guilherme_1994_gui@hotmail.com

Quando usar as estruturas de repetição: Para, Enquanto e Repita?

Quando estamos iniciando em estruturas de repetição, geralmente aprendemos primeiro a estrutura para, depois a estrutura enquanto e por fim a estrutura repita.

O que essas estruturas tem em comum é que elas vão repetir determinadas instruções do seu código por uma certa quantidade de vezes.

Mas quando devemos usar o para, o enquanto ou o repita? Essa é uma pergunta muito frequente aos programadores iniciantes que não sabem definir uma aplicação exata para a solução do seu problema.

Podemos dizer que temos dois tipos de repetição dentro de um programa, o primeiro seria a repetição programada. A repetição programada seria quando o programador já sabe previamente quantas vezes o comando deve ser repetido, ou seja, você sabe quantas vezes o programa deve executar determinada tarefa.

O outro tipo de repetição seria a não programada, a repetição não programada se dá quando não sabemos o número de vezes que um determinado comando deve ser repetido, ou seja, ele não tem um número exato de interações (repetições).

Ao fazer essa repartição, fica mais claro quando usamos uma estrutura ou outra não é mesmo? Se analisarmos a sintaxe do comando Para, iremos observar que ele se parece muito o conceito de repetição programada, pois no Para indicamos um ponto inicial e um ponto final que resulta em um certo número de interações (repetições), veja o exemplo:

Sintaxe da estrutura Para:
Para variavel <--- (numero incial) até (numero que o valor incial vai alcançar) Faça
        //bloco de comandos
Fim_para 
Aplicação real para a estrutura Para:
Para i <--- 0 até 10 Faça
        Escreva "Meu nome é Guilherme"    
Fim_para 

No exemplo acima o comando Escreva vai ser executado 10 vezes, já que começamos do número 0 e mandamos repetir até que a variável i obtivesse valor igual a 10. O que isso quer dizer? Quer dizer que quando escrevemos o Para já sabemos o número de vezes que o comando deve ser repetido.

Mas é quando não sabemos quantas vezes um determinado comando deve ser repetido? Ou quando queremos que um comando seja repetido até que um determinado número seja digitado? Quando temos alguma dessas duas ocorrências devemos usar a estrutura de repetição Enquanto.

A estrutura Enquanto diz que, um bloco de comando deve ser repetido enquanto a expressão for verdadeira. Veja o exemplo:

Sintaxe da estrutura Enquanto:
Enquanto <expressão> Faça
        //bloco de comandos
Fim_enquanto
Aplicação real para a estrutura Enquanto:
Enquanto i <> 0 Faça
        Escreva "digite um numero"
        Leia i
Fim_enquanto

O código acima irá executar enquanto o usuário digitar um número diferente de 0, ou seja, se ele digitar 0 a estrutura de repetição Enquanto é encerrada.

Por fim temos a estrutura de repetição Repita. Essa estrutura segue a mesma lógica que a estrutura de repetição Enquanto. Só que o Repita primeiro executa o bloco de comandos para depois verificar a expressão. O Repita é executado enquanto a expressão for verdadeira. Veja o exemplo:

Sintaxe da estrutura Repita:
Repita
        //bloco de comandos
Enquanto <expressão> Fim_repita

Aplicação real para a estrutura Repita:
Repita
        Escreva "Digite um número"
        Leia i
Enquanto i <> 0 Fim_repita 

Pessoal abaixo temos exemplos de como usar as 3 estruturas de repetição em linguagens de programação:

Java:

Para:
for(int i = 0; i < 10; i++) {
    System.out.println("Estrutura de repetição Para em Java");
}

Enquato:
int i = 0;
while(i < 10) {
    Sytem.out.println("Estrutura de repetição Enquanto");
    i++;
}

Repita:
int i = 0;
do {
Sytem.out.println("Estrutura de repetição Enquanto");
i++;
}while(i < 10);

C++

Para:
for(int i = 0; i < 10; i++) {
    cout << "Estrutura de repetição Para" << "\n";
}

Enquanto:
int i = 0; 
while(i < 10) {
    cout << "Estrutura de repetição Enquanto" << "\n";
    i++;
}

Repita:
int i = 0; 
do {
    cout << "Estrutura de repetição Repita" << "\n";
    i++;
} while(i < 10);

C

Para:
int i = 0;
for(i = 0; i < 10; i++) {
    printf("Estrutura de repetição Para \n");
}

Enquanto:
int i = 0;
while(i < 10) {
    printf("Estrutura de repetição Enquanto");
    i++;
}

Repita:
int i = 0;
do {
    printf("Estrutura de repetição Repita");
    i++;
} while(i < 10);

Todos os códigos foram compilados e funcionam perfeitamente, se você quiser algum outro exemplo em uma outra linguagem de programação deixe um comentário ou envie um e-mail solicitando o exemplo. Lembrando que você pode deixar um comentário pedindo uma explicação sobre um outro assunto assim como pode enviar um e-mail com a mesma finalidade!

E-mail: guilherme_1994_gui@hotmail.com   

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...